Bolo de fogão

bolo no fogão by you.

cozinheira by you.

bolo no fogão by you.

Como não tenho forno andava há algum tempo a pensar se seria possível fazer bolos no fogão. E descobri que sim. A minha mãe ofereceu-me esta forma-panela que serve exactamente para isso. Vem com uma tampa e uma peça redonda que se põe entre o bico do fogão e a forma e que serve para espalhar o calor uniformemente. Como não trazia instruções nem receitas pensei que iría demorar algum tempo a acertar com os tempos de cozedura e a altura do lume. Mas afinal não. Procurei na net uma receita banal de bolo de iogurte, troquei o óleo por azeite e reduzi-lhe a quantidade, acrescentei maçã às fatias e pronto — ficou delicioso à primeira. Usei o lume no mínimo e tenho a certeza que gastei muito menos gás do que se o tivesse feito no forno.

Também aconselho esta receita, mesmo para fazer no forno. É o bolo mais fácil e rápido que já experimentei fazer e nem sequer é preciso ter uma balança.

BOLO DE IOGURTE E MAÇÃ
1 iogurte + 3 medidas de açúcar 
+ 3 medidas de farinha + 1/2 medida de azeite + 4 ovos + 1 maçã + 1 c. chá de fermento [1 medida = 1 copo de iogurte]

Mistura-se tudo. Corta-se a maçã às fatias. Unta-se e enfarinha-se a forma. Deita-se a massa e a maçã na forma. Coze em lume baixo e está pronto quando se espeta um palito e ele sai seco.

16 pensamentos em “Bolo de fogão

  1. A RECEITA SEM ME DIZER ONDE TEM ESSA PANELA NÃO ME ADIANTA DE NADA ….
    POR FAVOR ME DE UMA DICA MORO EM S.PAULO REGIÃO OESTE….OBRIGADA….SUELI………………..

  2. olá

    Gostaria de saber, se me poderás indicar um lugar onde comprar essa panela milagrosa.

    Uma futura delicia para quem não tem forno.

    Obrigada,

    Lúcia

Deixar uma resposta

