O colete

colete by you.

colete by you.

Usa-se por cima da camisola interior ou do body. E por baixo dos vestidos, camisas ou camisolas. Eu e os meus irmãos, as minhas filhas e os meus sobrinhos, todos os usámos todos os Invernos desde o nascimento até aos três ou quatro anos. O meu pai também se lembra de os vestir. A minha avó paterna, exímia tricotadeira, fê-los para os filhos e depois para os netos. A minha mãe perpetuou a tradição, fazendo-os para os seus netos. Não sei se a minha avó já os teria usado em pequenina. Não sei se outras crianças da Covilhã os usariam ou se foi uma invenção da minha família.

Quando fiquei grávida da L. e a minha mãe desatou a tricotar freneticamente, resisti-lhes durante algum tempo, sem perceber bem a utilidade. Passados uns dias do nascimento, em pleno Inverno gelado, rendi-me à evidência de serem uma grande ideia. A L. usou-os até há pouco tempo. Ultimamente, com o frio que tem estado, tenho pensado que eu própria gostava de ter um.

11 thoughts on “O colete

  1. Ainda hoje me lembro e bem do agradável que era vestir esses coletes que usei quando criança.
    Eram feitos pela minha Avó materna (Ana), posteriormente, pela minha Mãe (B.),depois pela tua Mãe (H.)e agora, por ti. Significa isto que já há, neste momento, quatro gerações que perpectuam esta relíquia da nossa família, como diz acima a minha irmã.
    A lã era macia e tinham um cheiro muito especial, talvez, também, pela maneira como eram lavados e pelos produtos da época.
    Beijinhos e que eu ainda veja algum dos meus netos a tricotá-los, para a quinta geração.

  2. Há muito tempo (mas caladita) que saboreio as páginas do teu Caderno!!!
    Hoje não resisti ao colete que usei desde pequena e que a Avó B. tricotou não só para mim, mas também para todos os netos.
    Em Novembro abri a gavetinha onde guardava os da R. e M. e hoje o F. está com um vestido. Sim uma verdadeira relíquia da nossa família…a preservar. Combinado?
    Força Inês!
    Beijinhos.
    Ana

  3. Os belos coletes!

    A tradição passou da tua para a minha família, e graças a vocês o S. e o V. sempre os usaram no Inverno!
    Estes são feitos pela minha Mãe, o modelo foi um da L.

    Condidero uma peça de vestuário infantil fundamental :)
    Obrigada por teres partilhado!

    Filipa

  4. Inês,
    Tenho lido as noticias por aqui, e vejo que está um frio fora do comum na Europa, e Portugal é abastecido pelo gás Russo?

    Bem estou no Brasil e o calor em São Paulo já supera os 32ºc e com sensação térmica próxima dos 50.

    Abraços.

Deixe uma Resposta

