Palavra procura-se

photo
photo

Em minha casa há um grau de parentesco para o qual ainda não foi inventado nome.

Já em pequena tive este problema — eu, os meus irmãos e os filhos da mulher do meu pai, com quem criámos relações muito próximas e importantes, por vezes precisávamos de explicar a alguém de fora o que nos ligava e quase tinhamos de contar a história da família para o conseguir. Simplesmente porque não havia palavra para definir o que éramos uns aos outros. Um dia, eu e o M. passámos a dizer: somos quase-irmãos. E um novo substantivo nasceu.

Agora olho para os filhos cá de casa, três do J. e duas minhas, e volto a constatar que as relações que os unem não têm nome oficial. Não são irmãos porque não têm a mesma mãe nem o mesmo pai mas, em quase tudo, funcionam como tal porque vivem na mesma casa e a família é a mesma. Quanto tempo será preciso para nascer uma nova palavra?

Quanto a mim, não me posso queixar — para além de mãe de duas filhas passei a ser madrasta com três enteados. As palavras fazem-me rir, porque me lembro logo das madrastas horríveis das histórias infantis. Tudo o resto me enche de orgulho.

6 thoughts on “Palavra procura-se

  1. Ser madrasta não é necessariamente ser uma pessoa má. Afinal, na nossa família as madrastas (e os padrastos) foram sempre pessoas fabulosas.
    E estou certo de que assim serás tu também.
    Um beijo grande do teu primo
    Zé-Tó

  2. Os meus irmão não são irmãos um do outro mas são mais irmãos um do outro do que meus. Quando se conheceram resolveram chamar-se um ao outro de compadre. E assim ficou!

  3. Olá Inês!

    Foi quando conheci o teu irmão que o substantivo “quase-irmão”, entrou no meu vocabulário.
    Sempre o achei muito divertido :)

  4. Inês
    eu diria que podem se alcunhar como Fraternelos!

    embora a palavra não apareça em dicionários, são unidos por sentimentos afetuosos(fraternos) e ligados por elos (…”pessoas são como elos… elos que se entrelaçam pela força do destino, elos que se definem pelo livre arbítrio…(autor desconhecido).”)

    Vou pensar em outra palavra, rs

    carinhos de além mar…

Deixe uma Resposta

