Caixotes e marmelada

photo
photo
Muitas encomendas enviadas ontem = menos caixotes espalhados pelas casa. Uf!
A primeira marmelada deste ano. Para quem pensa que fazer marmelada é um bicho de sete cabeças, como eu pensei durante anos, aqui fica a receita de Marmelada Rápida* que costumo seguir e que resulta sempre bem:
.
1 kg de marmelos preparados
1 kg de açúcar
1 dl de água
.
Lavar os marmelos. Cortá-los aos pedaços, tirando as partes estragadas e os caroços. Pôr na panela de pressão ou numa panela normal. Juntar o açúcar e a água. Ferver 15 minutos, depois de atingida a pressão (na panela de pressão) ou cerca de 45 minutos (numa panela normal tapada). Reduzir a puré com a varinha. Deitar em tigelas cobrindo com papel vegetal molhado em álcool.
* Receita do livro “Conservas, compotas e xaropes” de Maria Emília Abreu Semedo

 

14 thoughts on “Caixotes e marmelada

  1. Queria deixar aqui o testemunho da tua marmelada Inês, que foi tão apreciada no nosso Natal, no nosso outro campo! Achei-a onctuosa, delicada. Uma verdadeira delicia e fácil de barrar:)
    Sou amante da marmelada caseira. Em casa, só a faço de 2 em 2 anos. Para a conservar é essencial o papel vegetal embebido em aguardente. E é um pouco como o vinho, gosto quando ganha maturidade;)

  2. Marmelada feita com água? Deve ser para ser comida logo a seguir … a nossa lá de casa levava ainda mais açúcar e nem um pingo de água…hei-de experimentar essa rápida. Mas faz-se com a casca? Com a casca e caroços fazíamos a geleia. Bjinhos

    • a água é muito pouca, só um bocadinho no fundo. e sim, com as cascas. daí o ser rápida porque a pior parte é descascar os marmelos. a minha primeira tentativa de fazer geleia, com os caroços e as cascas, acabou num tacho preto e a casa cheia de fumo. tão cedo não me meto noutra… bjs.

  3. Esta informação sobre o bagaço é para ti e para a Constança. O que a vossa avó gostaria de ver as duas netas de volta das tijelas de marmelada!

  4. Inês

    A avó colava as rodelas de papel vegetal à marmelada molhando-as em bagaço. Outros tempos … Penso qie não alterava o sabor mas o cheiro que se espalhava pela casa era mais interessante. :)

  5. Olá Inês!

    A encomenda já chegou e é LINDA! adorei.. parabéns! é a primeira peça do enxoval da minha rainha! comecei bem..

    bj**

    Inês Pinto

  6. Também fiz marmelada este ano (pela primeira vez). Mas usei a receita do Pantagruel e demorou horas… mas o resultado é bom. Ao menos isso! Tenho de experimentar esta tua receita.

    • sílvia: quando se diz 1 kg de marmelos preparados quer dizer que é o peso dos marmelos já sem os caroços e as partes que possam estar estragadas. assim se poderá saber qual a quantidade exacta de açúcar que se deve usar.

      • Obrigada pela informação. Aqui também o fazemos com as goiabas. O mesmo método para a rápida e a mais demorada…

        Goiabada Cascão
        (casca e tudo, em lascas, daí o nome “CASCÃO”)

        1 kg de goiabas vermelhas (não podem estar muito maduras), pesadas sem as sementes —
        550 gramas de açúcar cristal

        Partir as goiabas ao meio, tirar as sementes e lavá-las em água corrente. Partir cada metade em quatro pedaços. Levar ao fogo com o açúcar, em um tacho de cobre, e mexer com uma colher de pau por cerca de 50 minutos (proteger o corpo para não se queimar, pois a mistura pode espirrar), até dar o ponto – obtido quando o doce começa a ganhar consistência, ficando bem grosso e se soltando do fundo do tacho.
        Conferir o ponto, enfiando a ponta molhada de uma faca no doce. Se a goiabada não agarrar na faca, está pronta. Num tabuleiro forrado com plástico, virar o doce. Deixar descansar por quatro dias e partir nos tamanhos desejados. Rende 600 gramas de goiabada.

        Receita fornecida por Rosalina Bueno Pereira, de Nova Era – Vitória- Brasil

        Dica: As sementes e a polpa, passadas na peneira de bambu, darão geléia.

  7. A minha mãe também é adepta da marmelada rápida! E ainda reduz um pouco ao açúcar. Só o facto de se saltar a etapa de descascar os marmelos já é uma maravilha, pois é tarefa árdua. E fica deliciosa, ano após ano ;)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s