Homemade

photo
photo
Tenho sempre no frigorífico um frasco com cenouras e mel. Alguém me ensinou que era bom para a tosse e a verdade é que evito muitas vezes usar os xaropes da farmácia, com a vantagem de as miúdas adorarem.
Esqueci-me de comprar detergente para a máquina da roupa e a Violeta resolveu a questão em 5 minutos, ralando uma barra de sabão. Funcionou perfeitamente e quase apostaria que este sabão tem muito menos químicos do que os detergentes mais modernos. Vou investigar.

11 thoughts on “Homemade

  1. pois, a minha mãe também fazia era com açúcar mascavado :-)
    tenho mesmo que experimentar essa do sabão ralado, que já não é a primeira vez que leio. sim, deve ter consideravelmente menos químicos que os detergentes…

  2. Uma vez experimentei essa do sabaõ ralado, porque em Itália até o vendem em saquinhos, mas a máquina não gostou nada, começou a “vomitar” espuma e bolas de sabão por todo o lado, foi um desastre, terei talvez exagerado a dose …
    A foto de cima é tão bonita que até dá vontade ter tosse e tomar esse xarope :-)

  3. A minha mãe também fazia esse xarope! :)
    E também fazia o único “remédio santo” que alguma vez conheci para a tosse, fazendo uma compressa quente (a receita é complicada mas cura a tosse literalmente de um dia para o outro sem ingestão de nada).

    Já experimentei a Eco-Ball e obténs o mesmo resultado se não usares nada. É que a água sem detergente lava mais do que pensamos.
    Já experimentei as nozes de saponária, e funcionam bem, mas não é lá muito ecológico mandar vir nozes de longe para lavar a roupa.
    O sabão ainda não experimentei… Estou à procura. :D

      • Resumindo muito, o que esta compressa faz durante a noite (aplicada nesta altura porque tem de estar várias horas sobre o peito e estando a dormir é melhor), é aquecer imenso o peito durante essas horas, o que acaba por resolver a tosse ou melhorar mesmo muito.
        O truque é que o líquido em que as compressas estão embebidas tem de se evaporar à medida que o tempo vai passando, para o peito nunca ficar frio. Ou seja, tem de ser alguma espécie de álcool (etílico ou outro mais mal-cheiroso :). De manhã, o pano está completamente seco e a tosse quase desaparecida.
        Agora, o truque que eu ainda não sei fazer é aquecer o álcool em banho-maria ao ponto certo – não pode queimar, claro, e também não pode estar morno. Só a minha mãe é que acerta sempre…
        Quando o líquido está na temperatura perfeita, molha-se o pano e torce-se para não ficar a pingar. Coloca-se directamente sobre o peito e toca a dormir.
        É a única solução que funciona sempre, por experiência própria. Cá não há xaropes.

  4. estou a usar Eco-Ball para a roupa. Parece-me que funciona bem. Também usei as nozes de saponária, que deixavam a roupa super macia, mas a roupa branca começou a ficar ligeiramente amarelada. Ainda uso as nozes para as lãs.

  5. Oh Inêss! vais receber uma enxurrada de caseiros, rs, aí vai um
    tosse = xarope de beterraba.
    1 beterraba e 2 colheres (sopa) de açúcar.
    A beterraba deve ser cortada em fatias e misturada com o açúcar , depois disso a mistura deve ser colocada em um recipiente de vidro e tampada, onde descansará durante 24 horas.
    O próximo passo é recolher o xarope que se formou.
    Dose- 2 colheres (sopa) do xarope de beterraba 3 vezes ao dia. Crianças pequenas devem tomar metade dessa dose até diminuir a tosse.
    importante – É contra-indicado para gestantes, diabéticos e crianças menores de 1 ano.

    Já vou aguardar novas receitinhas,
    uma ótima tarde

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s