♥ coisas estranhas

photo
1. Um pacote que vinha no cabaz de vegetais biológicos do Lugar nº 5. Não faço ideia de como se chama este vegetal. Não sei se é suposto comer tudo ou só os feijões que estão dentro das vagens. Não sei nada mas não faz mal. Parte do encanto de receber um cabaz feito pela minha irmã é ter surpresas destas e ficar a conhecer coisas novas.
2. O João trouxe-me isto porque já sabia que eu ia adorar. Chama-se Desperdício de Primeira e é usado para limpar materiais em ateliers de serigrafia. Não sei se é só de algodão. Parece palha macia. Hei-de inventar onde usá-lo.
3. Uma jarra que me ofereceram há anos. Não sei se é dos anos 50 ou 60. É estranhíssima. Percebo que se possa achá-la pavorosa. Eu adoro-a.

18 thoughts on “♥ coisas estranhas

  1. Nossa, viagem com a primeira imagem que quase me esqueço das demais. Fiquei ali, com o olhar atento a lembrar os meus dias de meninas. Eu gostava de puxar os fios das vagens e depois abrir o “bago” para debulhar as vagens. rs
    Só agora mais velha é que aprendi o sabor dessas pequenas coisas. rs
    bacio

  2. 1- estas vagens pode comer-se como as outras todas verdinhas
    2- tenho a certeza que vai arranjar alguma coisa bem engraçada para fazer
    3 – a jarra parece alguém de braços abertos, é bem divertida
    até breve.

  3. olá,
    das vagens já tens diversas opiniões, do” desperdício” , que aqui chamamos de “estopa” nos servem para limpar ferramentas ou pincéis, embebidas em óleo. Quanto ao vaso, concordo contigo, d euma beleza diferente.
    Já viste se tem algum emblema ou marca na base? me revele.
    e qdo tiveres um tempinho…
    http://modernaumaoutranemtanto.blogspot.com.br um blog lisboeta recente, mas de grande valia.

    Perco-me em tanta beleza…
    abraços.
    S.O.
    Rio

    • Sílvia: interessante esse blog. Obrigada.
      A jarra tem uma marca esbatida por baixo que já não se consegue ler bem.
      Obrigada pelas visitas.

  4. Depois de ver o post no reader, vinha aqui escrever que a primeira imagem parece de vagens de feijão catarino ainda verdes mas outras leitoras se anteciparam. Os feijões verdes debulhados são bons (ficam tenros sem precisar de muita cozedura e isso nota-se no sabor) mas cá em casa, a não ser que a vagem já não esteja tenra, come-se feijão e vagem.

    E obrigada por dar a conhecer os cabazes do Lugar nº5. Andava mesmo à procura de um serviço de entregas de vegetais biológicos ao domícilio na cidade de Lisboa e acho que este pode adaptar-se às necessidades de agregados familiares mais pequenos.

  5. Aqui na minha terra não saber o que é uma vagem é quase como não saber de onde vem o leite! Até há um utensílio que as divide em três fazendo tirinhas finas que ficam deliciosas salteadas com alho picadinho e azeite. Maravilha!
    E come-se tudo tudo, nada de separar as ervilhas da vagem. As dúvidas poderão surgir por causa da cor mas esse tom escuro sai na fervura ficando apenas verde. Essa espécie de tom escuro é de facto mais vista nos produtos biológicos.
    Usa-se muito no cozido de Natal também.

    • Bem, Lara, então não estou assim tão mal :) Eu sei que são vagens mas achei que teriam um nome específico, porque vagens há muitas. E também conheço esse cortador. Tenho pena que a cor desapareça.

      • oh, desculpa… percebi mesmo que não sabias o que era… e se calhar exagerei mesmo na comparação :) é que eu como vagens todas as semanas. *

  6. A primeira imagem é de vagens de feijão catarino. Pode ser usado na totalidade, para fazer cozido, em peixinhos da horta ou guisado com batatas (como se fazia antigamente).
    Também se pode optar por abrir as vagens para retirar os bagos de feijão que são bastante saborosos. Eu adoro os bagos de feijão ainda por secar!

  7. Estão a ver as minhas dúvidas? Em dois comentários já tenho duas opiniões diferentes :)
    Venham de lá mais palpites, sff!

  8. ?! São vagens!! Deliciosas cozidas, simplesmente. E come-se tudo.
    E os desperdícios, também usados por mecânicos, no tempo do meu pai eram usados para fazer bolas de meias ou para ajudar a encher colchões de sumaúma.
    :)

Deixe uma Resposta

