Eu e os meus planos

photo      photo  photo
photo  photo   photo  photo
Quem, como eu, tem de quinze em quinze dias um fim-de-semana sem crianças porque elas vão para casa do pai, saberá perfeitamente do que trata este post. Quem não tem, ficará a saber da loucura que impera na minha cabeça. Espero que não enlouqueçam também ao lerem-me.
Durante quinze dias eu imagino que esse fim-de-semana em que as miúdas e o Sebastião não estarão em casa, será aquele em que eu farei o seguinte: arrumarei a casa a fundo, incluindo todas as gavetas, prateleiras e armários e todos os cantos e cantinhos de todas as divisões da casa. Farei almofadas novas para os sofás e ainda umas novas para o beliche e mais uns chouriços para todas as janelas, porque está frio lá fora e o Inverno está a chegar. Trabalharei como uma doida, pondo em dia as dezenas de e-mails que recebo por dia (mil desculpas a quem está à espera), as alcofas de bebé todas que tenho encomendadas e ainda duas ou três novas para pôr na loja. Farei sete ou oito alcofas de bonecas porque o Natal está aí e as encomendas estão a aumentar. Dividirei por cores todos os retalhos que tenho enfiados em sacos, porque quero fazer várias mantas e estou farta dos ditos sacos. Organizarei as fotografias no meu computador porque o desktop está outra vez caótico e desta vez é que vai ficar tudo em pastas e em backups.
E ainda: paginarei o meu projecto secreto, que tenho alinhavado em cadernos, e escreverei longas missivas à minha sobrinha Maria, à minha afilhada Carolina e à minha prima Constança, todas ausentes no estrangeiro e todas a fazerem falta por cá.
Depois ainda haverá tempo para: fazer uns jantares românticos com o João, beber um café com a minha mãe no Central Parque, ir ao cinema ou ver cinco episódios de seguida de uma das nossas séries preferidas, ir tomar o pequeno-almoço a um café giro e ficar a ler os jornais durante duas horas, ir à Feira da Ladra, ao Mercado Biológico do Príncipe Real e fazer um jantar com amigos.
A seguir há a parte do fim-de-semana em que eu tomarei um longo banho de imersão, demorarei uma hora a vestir-me, a pôr cremes e a fazer máscaras hidratantes para o cabelo. Também ficarei a ler na cama durante uma manhã inteira, farei uma panela gigante de sopa para a semana toda, se calhar tratarei finalmente da marmelada e do doce de abóbora e experimentarei a receita de um bolo que ali tenho há séculos.
Por fim: dormirei horas e horas, tentando compensar o pouco que dormi nos últimos dias e acordarei lá para o meio-dia em vez das 7 da manhã de sempre.
Se o João ler isto dirá que não é nem uma pequena amostra daquilo que eu me proponho fazer em cada um destes fins-de-semana. E tem razão. Mas eu pararei por aqui.
Há uns tempos eu chegava a Domingo à noite invariavelmente frustrada porque, obviamente!, não tinha sido possível fazer nem um décimo daquilo que tinha planeado.
Agora já consigo não desesperar se conseguir, pelo menos, fazer três ou quatro destas coisas. Devo estar um bocadinho mais crescida.

17 thoughts on “Eu e os meus planos

  1. :) Eu não tenho filhos e também faço imensos planos. Depois chego ao fim de Domingo e estou exausta! Por isso agora tenho fazer planos para as manhãs e deixar as tardes mais tranquilas, para poder fazer uma coisa que tanto aprecio: vegetar.

    Beijinhos!

  2. Os planos são iguaizinhos por aqui, mesmo com filhos e mesmo sem saber fazer chouriços para as janelas… Imagino que vou fazer isso tudo e muito mais. De facto, às vezes, chego ao Domingo meia desanimada de não ter feito nada que se veja.

  3. Caríssima mãe, empresária, crafiteira de mão cheia e Mulher! Bem-vinda ao clube!

    Um excelente final de semana com creme nos cabelos, lixa nas unhas, um bom livro e um chazinho acompanhado de bolachas.
    carinho,
    S.O.
    Rio

  4. São mesmo muitas coisas planeadas…. eu própria não costumo planear asim tanto, porque já sou também um bocadinho crescida :P

  5. Não tenho filhos, mas percebo o que dizes. Chego a todas as sextas com 20.000 planos para o fim-de-semana. Nunca consigo fazer tudo o quero e acabo o domingo com uma sensação de ineficiência e perda. :)

  6. Eu, que estou nas mesmas circunstâncias de 15 em 15 dias sinto-me exatamente da mesma forma. E acrescento ainda – não sei se a Inês também sente isso – o silêncio repentino que se instala na casa tem o poder de retirar a suposta energia que teríamos para colocar em prática todos os nossos planos. :)

    Cumprimentos,
    Olga

  7. Eu tenho os meus filhos sempre comigo e todos os fins-de-semana passo pelo mesmo. Já tinha pensado como seria no caso de pais separados mas vejo que me enganei nas minhas divagações :)

  8. E as coisas que eu vou fazer sábado de manhã, quando pai e filha forem ao supermecado? Isso é que vai ser!
    (Invariavelmente aterro no sofá com uma chávena de chá e um pão com manteiga a ouvir os programas óptimos que passam na Antena 1 apartir das 7h).

  9. Minha cara, toda sexta-feira eu coloco “meus cães” para passear. É o tempo que preciso para fazer “certas coisas” como arrumar gavetas, armários, caixas e afins. rs
    Não tenho filhos, mas tenho um “namorido” e um cãozinho lindo, fofo que é uma criança nessa casa onde habito. Logo, são humanos/caninos que eu amo, mas que as vezes quero horas de distância. rs

    bacio

    Ps. Fiquei imaginando se conseguirás entender o dilema dessa que vos escreve. hehehehehe

  10. Adorei este texto, Inês! Apesar de estar a viver uma situação bem diferente, os meus planos para as semanas também são assim… e, tal como tu, chego ao fim invariavelmente frustrada com tudo aquilo que não consegui fazer.

  11. Eu não almejo um fim de semana, mas ao fim de semana “obrigo” os três homens a irem passear. E então tenho uma/duas horas só para mim. Sabes o que eu faço sempre? Um banho demorado, com tudo a que tenho direito :) Fico nova.

Deixe uma Resposta

